segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Palestra de Inovação do Google

Participei de uma palestra sobre o Tema "Inovações" com o André Barros Engenheiro de Soluções do Google. Ele falou dos 9 princípios usados na Google para tratar do tema inovação:

1. Não é opcional
2. Ideias vem de todos os lugares
3. Falhe rapidamente e aprenda
4. Permita que as ideias se transformem
5. Criatividade ama limitações
6. Compartilhe tudo
7. Dados guiam todas as decisões
8. Pessoas em primeiro lugar
9. Permissão para perseguir suas paixões (20% do seu tempo para projetos)


Os pontos que me chamaram mais atenção foram:

1) A missão do Google "A missão do Google é organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal". Maiores informações em http://www.google.com.br/corporate/.

2)Muitos de nossos produtos foram desenvolvidos para atender as necessidades do usuário, muitas vezes não pensamos em lucro no primeiro momento...”.

3) "Criar projetos pequenos e evoluir escutando os usuários...".

Se um projeto pequeno falhar, economizamos recursos como tempo, dinheiro, esforço do time quando comparamos com uma falha de um projeto grande. Por outro lado se o projeto for bem sucedido, podemos adicionar funcionalidades que agregam valor ao usuário. Um exemplo citado na palestra foi do Google News, 2 semanas antes do lançamento os engenheiros estavam discutindo se iriam implementar a ordenação da notícias por data ou por região. O que eles fizeram? Nada! Não colocaram nenhum tipo de ordenação e trabalharam em outras funcionalidades, 2 dias após o lançamento da versão no Google Labs 99% usuários mandaram um feedback para ordenar por data as notícias.

4) "Nós erramos muito, mas aprendemos com nossos erros... Nenhum projeto que falha é 100% desperdiçado".

 
Apesar do erro, é importante aprender com o erro e aproveitar o que foi feito de bom em outro projeto.

5) "Nós queremos trabalhar bem e não muito".

Os funcionários passam muitas horas no escritório, e é por isso que os escritórios do Google tem um ambiente descontraído, este tipo de ambiente estimula as pessoas a se interagirem e consequentemente a inovarem.

6) As decisões devem ser direcionadas por informações (números).

7) O funcionário pode dedicar 20% do tempo em projetos pessoais, que acabam virando produtos do Google, como por exemplo o Orkut, Google Reader, Google Suggest, etc.

Um comentário:

  1. Iron Chef Iron Chef Iron Chef Iron Chef Iron
    Iron Chef Iron Chef Iron Chef Iron Chef Iron Chef urban titanium metallic Iron Chef Iron Chef Iron titanium bolts Chef titanium hair Iron titanium strength Chef Iron titanium for sale Chef Iron Chef Iron Chef Iron Chef Iron

    ResponderExcluir